quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Mídias sociais x atendimento ao consumidor


Estava vendo os perfils de algumas grandes empresas na internet e é bem claro que elas estão em busca de cada vez mais seguidores, mas ainda não entenderam que a internet é um canal 1 para 1. Isso me levou ao seguinte questionamento, vale mais qualidade ou quantidade?
Eu sou da corrente da qualidade, então vamos seguir o raciocínio da seguinte forma: a Marca X é de grande porte, tem milhares de clientes, o que a faz lucrar muito. Porém, assim como muitas outras empresas ela enfrenta um grande problema, o pós-venda. A tal grande empresa contratou, como outras do mercado, um serviço de telemarketing que embora sua competente equipe faça várias ações e treinamentos para que estas pessoas terceirizadas sintan-se parte da empresa, nem sempre deixa o consumidor satisfeito. O que faz com que a Marca X perca dinheiro em processos judiciais, porém sua equipe de comunicação é muito boa em conquistar clientes novos, então fica tudo contrabalançado.
Como é uma tendencia no mercado, todas as grandes empresas precisam estar nas redes sociais, isso é a nova era! (risos)  Moral da estória, os clientes infiéis, e muito irritados, postam cada vez mais reclamações nas redes sociais, estas deveriam ser um mar de rosas, viram um inferno e mancham a imagem da empresa.

Por experiencia, nem todas as empresas deveriam estar nas redes sociais, principalmente aquelas que não tem uma política de jogo aberto. E sim, na minha concepção, os problemas com o telemarketing são sim problemas da comunicação, são a ponta de um ICEBERG que pode afundar a empresa.

Amigos, na internet não adianta fingir que não está vendo o nosso querido, e razão dos nossos lucros, o cliente.  E tenho a certeza que ele não pode ser ignorado. Já que quando vendemos eles são mega importante, queremos saber tudo sobre eles, então quando ele precisa da empresa precisa continuar sento a razão do nosso viver.

Hoje os canais de telemarketing não estão dando conta de receber tanta reclamação, então os  funcionários dessas empresas, que já não ganham bem, deixam rapidamente de vestir a camisa e descontam suas frustrações no consumidor. Seria mais interessante que as empresas continuassem seu belo trabalho com o telemarketing, estimulando-os, mas é preciso criar mais canais. Outra boa opção é o fale conosco online, desde que resolva rapidamente o problema. Por que não usar as redes sociais online para desafogar a demanda de reclamações? Como, somos só a comunicação? É isso ai, somos a COMUNICAÇÃO, então, vamos propor reforços, equipes competentes, mudar as funções, assim a empresa ganha mais e quem sabe você também. Fica a dica!

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