quinta-feira, 16 de abril de 2009

Chicotadas, modo de docilizar passageiros


Depois de Foucaut ter falado em seus artigos, como que a partir do séc XIII o homem começou a olhar para o corpo, a adequar e a aperfeiçoar as técnicas para o seu domínio. Depois da utilização, da escola, da cadeia, do hospício, do exercito. Agora existe uma nova forma de organizar as massas na estação de Madureira, no Rio de Janeiro. “Colocou a cabeça para fora, chicotada no passageiro desobediente, insistiu, socos, chutes e pontapés podem resolver.”
E onde está o poder? Perguntaria alguma pessoa boa, Foucort responderia em todo o lugar. Eu digo que o poder esta nas mãos da Supervia que demitiu os quatros funcionários.
Por que ela fez isso somente agora, se passageiros relatam que isto sempre aconteceu nesta estação?
Simples, a Supervia tem um RP e ele teve aulas de comunicação empresarial, que diz que: Em momentos de crise temos que tomar a imprensa em mão e conduzir os fatos de maneira que a empresa não tenha sua imagem prejudicada. Mas provavelmente a equipe de comunicação desta empresa, incluindo o RP, nunca deve ter lido Thompson a fundo. Por que não sabem “que o cliente tem sempre razão” e que se eles tivessem treinado ou afastado estes funcionários antes, quando houve a primeira reclamação sobre o caso. A falta de respeito da Supervia com os seus passageiros não teria chego a grande mídia.

Boa noite.

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