quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Um gol de cidadania- Projeto Esporte Legal promove torneio internúcleos entre estudantes de escola pública e jovens em conflito com a lei.

 
A Instituição do Homem Novo promoverá no próximo sábado, cinco de outubro, o “Torneio Internúcleos de futsal feminino” este torneio faz parte do cronograma de atividades do projeto Esporte Legal. Durante a partida alunas de escolas publicas parceiras e jovens e adolescentes internas do DEGASE jogam juntas em prol da promoção da cidadania. O torneio iniciará às 9h e terá o encerramento às 12h na Escola Municipal Fernando Rodrigues da Silveira, que fica na Rua José Cruz Rajo, s/n, Costa Barros.
 O Esporte Legal é um projeto esportivo que utiliza o futsal e o vôlei com o objetivo de minimizar a reincidência de atos infracionais de jovens e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no DEGASE integrando-os a alunos de escolas públicas parceiras. O projeto é uma ampliação do GOL LEGAL, nele havia a prática do futsal, atendendo a meninas, datado de 2009 a 2010. Na edição de 2011 o projeto mudou de nome e passou a oferecer também o vôlei. Já na edição de 2013 o programa é ampliado mais uma vez incluindo também núcleos de trabalho para jovens e adolescentes do sexo masculino.
 Além da atividade esportiva o projeto conta com o trabalho psicossocial e é principalmente nele que a equipe da Instituição do Homem Novo trabalha a ressignificação de valores. Para tal fim concentra-se nas demandas das esferas pessoal, emocional e social dos participantes do projeto. O trabalho realizado no psicossocial é separado em dois módulos e dentro destes a equipe trabalha com temas que são associados a realidade dos jovens como: liberdade, sexualidade, família entro outros.
 O atendimento da equipe psicossocial é dividido em duas partes, na primeira há atendimento coletivo, com dinâmicas essas com o objetivo de ajudar os jovens a refletirem sobre os seus pensamentos, sentimentos e atitudes, para a construção da autoconfiança necessária para construir um novo projeto de vida. A segunda parte do trabalho do psicossocial é o atendimento individual de cada jovem, esse acontece de acordo com a necessidade de cada participante do projeto.
Depois do encontro com a equipe de psicólogos e assistentes sociais os jovens passam então para a atividade esportiva onde praticam no esporte o que aprenderam na atividade anterior.

Um pouco mais sobre o projeto:

  • ·          De 2009 até 2013 o projeto já atendeu mais de 1400 jovens;
  • ·         Todo ano o projeto realiza um torneio de encerramento com a presença dos familiares dos jovens;
  • ·         O Esporte Legal recebeu o reconhecimento da ATAFF (Associação dos Times de Futebol Feminino do Estado do Rio de Janeiro) nos anos de 2011 e 2012 como iniciativa de futebol feminino e pelo trabalho social feito;
  • ·         Além do acompanhamento individual dos jovens são realizadas reuniões semestrais com os pais;
  • ·         No ano de 2013 a IHN foi convidada a participar do fórum FIFA FOOTBALL FOR HOPE, durante a copa das confederações, por causa do trabalho sólido realizado no projeto.

     Mais informações: www.ihn.org.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente